5 dicas para focar nas informações úteis da Internet Atualmente encontramos muitas coisas na Internet, mas isso acaba fazendo perder muito tempo com coisas que não valem a pena. Seja mais eficiente!

Escrito por: Guilherme Carvalho

Encontrar informações não é mais um problema. O desafio agora é filtrar aquelas que sejam melhores para você, as informações úteis. E para te ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas que podem te ajudar a ser mais eficiente e focado no que realmente vale a pena.

1. Defina objetivos. O primeiro passo é ter claro o que você quer com a Internet porque perder-se pelos links é bem fácil. Então, defina quais seus principais objetivos com a Internet. Pode ser aprender sobre um determinado assunto, interagir com seus amigos, encontrar oportunidades de trabalho, entre outras. Com isso, você poderá diferenciar quando está fazendo algo que vale a pena do que é perda de tempo. Se for útil, defina objetivos para os diversos momentos do seu dia (no trabalho, em casa, na escola, etc.).

2. Siga fontes confiáveis. Hoje na Internet tem muitas coisas boas e ruins, certas e erradas. Não dá para acreditar em tudo que dizem. Por isso, é importante seguir pessoas ou instituições que você conhece ou que são bem recomendadas. Então, procure sempre pela reputação de quem você pretende seguir usando a própria Internet para isso.

3. Siga somente aquilo que realmente vai fazer a diferença. Não vai adiantar seguir muita gente porque você simplesmente não vai dar conta de absorver tanta informação. A dica é começar a seguir aqueles que você acha que são interessantes, mas cancele suas inscrições sempre que achar que o conteúdo não está valendo a pena. Um exemplo claro de não valer a pena é estar acumulando mensagens para ler depois na sua caixa de e-mails. Se isto acontecer, cancele sem remorso e sinta-se melhor depois disso.

4. Mantenha sempre o pensamento crítico. Independente da fonte ou da relevância do conteúdo, mantenha-se sempre com seu pensamento crítico ativo para olhar as várias visões sobre o assunto. Nunca assuma como verdade absoluta o que chegar até você de informação seja na internet, em jornais ou por conhecidos. Escute outras fontes e tire suas conclusões. Se discordar demais de uma das fontes, deixe de seguir.

5. Bloqueie o inútil. Mesmo sem você querer, informações inúteis chegarão até você. Procure sempre meios de bloquear isso. Se for um e-mail, procure no final da mensagem por um link para se descadastrar da lista ou clique em SPAM caso seja uma lista pela qual você nunca pediu para fazer parte. Se for no Facebook, utilize a opção “Deixar de seguir” para pessoas que não postam conteúdo que te interesse. Pare um pouco para refletir sobre os sites que você lê e avalie quais valem realmente a pena. Deixe de visitar os que não fazem mais sentido.

  • EduQse

    Teste