As 4 habilidades do futuro: criatividade… Você já parou para pensar como serão as profissões do futuro? Criatividade certamente será um dos diferenciais!

Escrito por: Guilherme Carvalho

criatividade2Falando sobre criatividade, a revista Você S/A publicou este ano uma matéria de capa “NAÇÃO CRIATIVA” onde fala sobre as oportunidades de trabalho dentro da economia criativa. “Em 2015, o Brasil deverá chegar à marca de 1 milhão de empregos formais ligados à chamada economia criativa. Estamos falando aqui das atividades e profissões que envolvem produção e transformação de conhecimento e informação”.

Os principais mercados que compõem a economia criativa são: publicidade, arquitetura, design, moda, cultura, gastronomia, música, artes cênicas, editorial, audiovisual, pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e biotecnologia. “Os números de postos de trabalho nessas áreas cresceu 90% nos últimos dez anos, ante um avanço de 56% do mercado em geral”.

Principal motivo para estudar criatividade

Mas para Murilo Gun, “o principal motivo de estudar criatividade não é poder trabalhar na economia criativa”. Para ele, criatividade é uma ferramenta para solução de problemas. E o mundo está cada vez com mais problemas. E estes cada vez mais complexos. Portanto, ser criativo torna-se essencial para encarar o mundo atual, independente de você estar ou não atuando dentro da economia criativa.

Mas encarar os problemas do mundo atual ainda não é o principal motivo para estudar criatividade. Na mesma revista, há uma matéria sobre o livro “The Second Machine Age”, dos autores Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee. Ambos professores do MIT, eles se especializaram em estudar o impacto da tecnologia na economia e no mercado de trabalho. E a conclusão deles é que as mudanças vão ser radicais e vão acontecer antes do que a gente imagina. “… o desenvolvimento da inteligência artificial tornará obsoleta a maior parte dos trabalhadores tradicionais”. Larry Page, presidente e fundador do Google, complementa que “… 90% do trabalho feito atualmente por humanos será realizado por robôs em poucos anos”. Outro trecho do artigo diz que “Nunca vimos uma máquina verdadeiramente criativa, ou uma empreendedora, ou uma inovadora. Essas atividades têm uma coisa em comum: a criação de novas ideias”.

Criatividade é a mais humana das habilidades. É ela que nos diferencia na competição com as máquinas. Quem estiver apto a propor soluções criativas para problemas, estará preparado para o futuro. Seja como ele for. Este sim é o principal motivo para estudar criatividade.

O quanto do seu trabalho requer criatividade?

Esta é uma reflexão muito importante! Lembre que criatividade não é apenas fazer arte, ou criar textos publicitários, ou inventar coisas. Criatividade é uma ferramenta para solução de problemas (mais especificamente, problemas não-lineares). Um problema linear é aquele que basta analisar os dados e processar numa ordem lógica que você chega à solução. São os problemas para os quais é possível criar um software específico para resolvê-los. Por outro lado, um problema não-linear é aquele subjetivo, algumas vezes ambíguo, normalmente com várias soluções possíveis, e portanto requer pensar de forma criativa.

Exemplos de problemas não-lineares:

  • Como motivar uma equipe para bater as metas…
  • Como criar um novo procedimento para otimizar uma atividade…
  • Como desenvolver um código de uma maneira mais eficiente para tornar um sistema mais rápido…
  • Como introduzir uma extensão de linha de um produto…

O quanto do seu trabalho requer que você pense em soluções criativas para problemas não-lineares e o quanto requer apenas que você execute rotinas para resolver problemas lineares?

As 4 habilidades do futuro

A robótica e a inteligência artificial estão crescendo num ritmo exponencial e estão naturalmente assumindo as atividades que envolvem problemas lineares. Isso significa que a capacidade de gerar soluções criativas vai ser uma dos principais diferenciais do futuro. Assista ao vídeo do Murilo Gun em que ele explica justamente quais são essas 4 habilidades do futuro e entenda como não ficar para trás!

murilo-gun-video1