Global Understanding Na prática, significa trabalhar para que o aluno seja capaz de interagir eficazmente como líder, cultivando uma visão construtiva de vida, de mundo, também sob a perspectiva do outro.

Escrito por: Guilherme Carvalho

O Global Understanding é o único curso de inglês, no Brasil, que viabiliza o aprendizado do idioma a partir do intercâmbio com estudantes de outras partes do mundo, sem precisar viajar. O projeto já teve quatro edições nas quais permitiu interação com mais de 10 países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra, México, China, Egito, Peru, Macedônia, Índia e Argélia. Trata-se de um programa desenvolvido e organizado pela ECU (East Carolina University) voltado para promover esse entendimento global a partir de interações com estudantes de todo o mundo. A maioria dos grupos são de grandes universidades de cada um desses países. Os participantes conversam sobre temas diversos como cultura, preconceitos, atrativos da região, opções de estudos, hábitos, entre outros.

Ou seja, no Global Understanding, os alunos brasileiros aprendem sobre culturas diferentes enquanto também divulgam a cultura pernambucana para estudantes dos Estados Unidos e de diversos países. Além de videoconferência, o intercâmbio cultural acontece através da escrita por meio de chats e e-mails entre os alunos. É uma excelente oportunidade de praticar a língua, aprender sobre outros países e fazer amizades fora do Brasil.