Programação já é tão essencial quanto inglês Seja em qualquer área do conhecimento que o jovem venha a se dedicar no futuro, aprender a linguagem de programação o torna mais competitivo e criativo

Escrito por: Guilherme Carvalho

Sua filha ou filho já estuda inglês, algo que é essencial hoje em dia. Mas, se você está pensando em inserir mais um idioma em sua formação, qual seria a melhor opção? Francês? Alemão? Mandarim? Que tal Java, ou PHP? Quem sabe Python e C++? A campanha #EuPossoProgramar (www.eupossoprogramar.com) quer incentivar crianças e jovens a fazerem cursos de linguagem de programação e incluir a disciplina já no currículo escolar.

Algumas escolas já trabalham com temas relacionados, principalmente à robótica, dentro de suas ofertas de atividades extracurriculares. Mas, para a diretora de comunicação e cidadania da Microsoft (empresa que é uma das criadoras do projeto), Kátia Gianone, aprender a programar desde cedo pode trazer muito mais benefícios.

programação para crianças“Aprender a programar estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, a habilidade na resolução de problemas e a criatividade, alavancando a inovação e oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo. No mercado nacional de TI existem oportunidades de vagas não preenchidas devido à baixa qualidade dos profissionais técnicos. É uma grande oportunidade para os jovens”, afirma Kátia.

Veja o artigo Aprender a programar desde cedo ensina como pensar.

De acordo com o professor Ângelo Costa, que trabalha com programação para crianças desde 2010 em Salvador (hoje mora em São Paulo), o objetivo não é transformar os jovens em programadores, mas “utilizar o conhecimento como um meio para potencializar o aprendizado”. O professor conta que trabalha com os alunos a relação entre consumir e criar. “Desde cedo eles desenvolvem um raciocínio crítico em relação ao que consomem. Eles pensam: ‘eu posso criar qualquer coisa. Mas e o que já está pronto? Como posso melhorar?’. E isso se estende para vários campos de conhecimento”, explica Costa.

Benefícios obtidos ao aprender a programa ainda na infância:

  1. Desenvolvimento de habilidades para a solução de problemas lógicos
  2. Estimula a criatividade e o pensamento crítico
  3. Mais oportunidades de emprego atendendo a demanda do mercado de trabalho no setor de tecnologia
  4. Maior capacidade de adaptação ao estilo de vida atual do mundo cada vez mais dependente de tecnologia
  5. Acelera o empreendedorismo individual com a criação de aplicativos e jogos

(Matéria original do Jornal do Commercio de Novembro/2015)