Você sabe qual a sua maior inteligência? Este é um teste do tipo de inteligência que, segundo Howard Gardner, todos possuem um tipo predominante. Então, descubra qual é a sua!

Escrito por: Guilherme Carvalho

Inteligências múltiplas é o nome dado para a teoria desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner. Eles buscaram analisar e descrever melhor o conceito de inteligência. Afirmaram que o conceito de inteligência, como tradicionalmente definido em testes de QI não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. inteligencias-multiplasDesse modo, uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais fortes em outro tipo de inteligência. A criança que leva mais tempo para dominar uma multiplicação simples, (a) pode aprender melhor a multiplicar através de uma abordagem diferente; (b) pode ser excelente em um campo fora da matemática; ou (c) pode até estar a olhar e compreender o processo de multiplicação em um nível profundo. Neste último caso, uma compreensão mais profunda pode resultar em lentidão que parece (e pode) esconder uma inteligência matemática potencialmente maior do que a de uma criança que rapidamente memoriza a tabuada, apesar de uma compreensão menos detalhada do processo de multiplicação. Faça o teste abaixo criado com base nas teorias de Gardner e descubra qual tipo predomina mais em você.

  É claro, o teste indica apenas o tipo que mais predomina, mas suas inteligências são múltiplas. Então veja abaixo a lista completa com os outros tipos indicados por Gardner e outros pesquisadores inspirados nele: matematicaLógico-matemática A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas possuem esta característica. Linguística Domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, e linguistas. xadrezEspacial Capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez. Musical Pode estar associada a outras inteligências, como a linguística, espacial ou corporal-cinestésica. Habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. É predominante em compositores, maestros, músicos, críticos de música. ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Corporal-cinestésica Capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e praticantes de dança ou esportes. Intrapessoal Capacidade de se conhecer, é a mais rara inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse, entre outros diversos comandos de vida que permite a pessoa identificar hábitos inconscientes e transformá-los em atitudes conscientes. gandhiInterpessoal Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida nos mais distintos políticos, religiosos e professores. Dois exemplos contraditórios são Mahatma Gandhi e Adolf Hitler. Naturalista Sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna, flora, meio-ambiente e seus componentes. É característica de biólogos, geólogos mateiros, por exemplo.